terça-feira, 29 de novembro de 2011

Do dia de ontem...

Ontem foi um dia preenchido! Acabei exausta.. 
A semana começou bem e com muito muito trabalho. Passei todo o dia no laboratório em frente ao computador e acabei o dia a jantar num restaurante asiático e com uma grande dor de cabeça.

domingo, 27 de novembro de 2011

En la tierra de nuestros hermanos #4

E hoje o dia foi passado num pequeno pueblo a cerca de 50Kms de Valência. Muito giro, muito tradicional e muito típico destas regiões...
Ficam aqui algumas fotos!










Parabéns ao Fado Português!

O Fado é das coisas que mais me falam aqui em Valência quando digo que sou portuguesa. Só o futebol ultrapassa.. 
Porque realmente temos música de qualidade!

sábado, 26 de novembro de 2011

A paella ontem estava óptima, no fim fomos tomar café a um pub irlandês mesmo giro e típico e a noite acabou com uma caminhada do centro da cidade até casa (aproximadamente 1h a pé).
Hoje é dia de estar por casa, ir ao supermercado e, claro, assistir ao grande jogo de logo à noite através da internet.. Benficaaaa!!! Que saudades de ver um jogo do Benfica na televisão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Paella Al Forno!


Daqui a mais ou menos uma hora saio do trabalho e estou oficialmente de fim-de-semana! Ieiiii..
Hoje à noite vamos a um restaurante tradicional no centro comer paella no forno. E reza a lenda que aqui só os homens sabem e podem cozinhar a tão famosa paella. Vamos a ver como corre...

Do interesse por outras línguas...


Eu sou uma pessoa que me interesso muito em saber novas palavras noutras línguas, até nas mais esquisitas. Conheci aqui uma Finlandesa e estes dias tenho aprendido umas palavritas. Mas parece que nem toda a gente é assim, ainda ontem à noite fui a um Intercâmbio de Línguas e não havia ninguém interessado em aprender a língua mais bonita de todo o mundo! Pois, acabei por me vir embora sem ensinar nada a ninguém e alguém acabou por perder a oportunidade de aprender o significado da palavra Saudade.

Trabalho a mais!


O dia hoje começou bem cedo e só agora consegui comer qualquer coisa. Parece que hoje vou ter que ultrapassar a refeição do almoço, estou cheia de trabalho.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

En la tierra de nuestros hermanos #3

Actualmente, encontro-me a trabalhar num laboratório de investigação na minha área. É um laboratório grande, com cerca de 25 pessoas, e está repleto de computadores. Como podem imaginar de manhã à noite este laboratório só vê código e programação.
Neste momento, já estou a gostar mais e a interessar-me mais pela experiência que me proporcionaram, pois no início foi muito difícil adaptar-me a uma vida de manhã à noite apenas a ver código à frente e ter que estar sentada o dia todo a olhar para o computador! Não é de todo a actividade que me faz mais feliz nem aquilo que quero para a minha vida profissional, mas todo o conhecimento que estou a adquirir aqui que não conseguiria em mais lugar nenhum do mundo e toda esta experiência "profissional" que estou a viver antes de ser lançada no mercado de trabalho, sem dúvida, só fazem de mim uma pessoa melhor. Sou uma pessoa mais instruída e consciente da realidade e do mundo profissional e, apesar de não ser Engenheira das Informáticas, sou Engenheira e tenho que ter esta capacidade de adaptação a qualquer contexto e um dia (ou até num momento de aflição em que não ocorram mais alternativas) isto até me pode trazer frutos se eu quiser.
É uma área com empregabilidade máxima, projectos que implicam e originam elevado capital e que, mesmo não querendo estar no lado da programação, estou a caminhar para um dia com todos os conhecimentos adquiridos, estar do lado da gestão que é o que realmente me fascina!

E o tempo por aqui é maravilhoso!


Encontramo-nos em finais do mês de Novembro e o clima em Valência não podia ser melhor. Um top, um casaco mais quente por cima e basta. Não há cá frio que gele cara nem necessidade de tapar pescoços. Para melhorar ainda mais o ambiente, chuva chuva só muito de vez em quando. E não podia começar melhor o dia que sair de casa e apanhar logo com solzinho na cara.
Hoje acordei com uma dor de barriga irritante, típica daqueles dias do mês. Não fiquei mal disposta, mas sinto-me muito mais sensível.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

En la tierra de nuestros hermanos #2

A minha primeira aventura em Valência digna de registo começou ainda em Portugal.
Estávamos na fila do check-in e o senhor pegou primeiro nos documentos de um amigo meu que estava atrás de mim. Para não gerar ali uma confusão de malas para trás e para a frente (que eram muitas!!), decidi então colocar as minhas malas associadas ao bilhete do meu amigo ficando as dele associadas ao meu.
Quando chegámos a Valência fomos à cintura buscar as malas, toda a gente pegou nas suas e adivinhem… o tapete já estava vazio e ainda me faltava a minha mala com parte da pouca roupa (not) que trouxe para cá!
Eu já nervosíssima ia a dirigir-me ao balcão da companhia em que viajámos quando vejo ao longe uma mala igual à minha. De repente começo a correr e a passar por cima de toda a gente, já só avistava a minha linda mala ao fundo! Só que cheguei ao pé da mala que estava na posse de um senhor e confirmo na etiqueta que não é o meu apelido! Voltei a caminhar em direcção ao balcão e quando estava a preencher o formulário de reclamação lembrei-me que não era o meu apelido que tinha que ter lido e sim o do meu amigo! E confirmou-se, era esse mesmo maldito apelido que lá estava na maldita etiqueta.
Conclusão era a minha mala e só apareceu no dia seguinte (o dito senhor levou-a por engano, quem é que se engana na sua mala!?!).

Moral da história: nunca compliquem o que é muito simples e façam sempre o check-in em condições, cada gato no seu bugalho!

Estou a ficar uma apaixonante da música espanhola!


Benficaaaaa





Ontem o Benfica deu mais uma alegria a todos os adeptos e a Portugal. Simplesmente, e por vários momentos no jogo, calámos Old Trafford e só se ouviam os adeptos do Benfica.
Foi lindo! Eu vi o jogo pela internet ( péssima qualidade e sempre a falhar nos momentos cruciais ) e era arrepiante só se ouvir o nome do Benfica num dos estádios do Mundo mais conhecidos pelo seu ambiente!
Foi arrepiante, emocionante, foi simplesmente fantástico..

terça-feira, 22 de novembro de 2011

E palavras que cada vez mais podiam ser minhas…

"A vida é difícil"

"De repente a vida torna-se difícil. Encruzilhadas atrás de encruzilhadas, dúvidas e hesitações em coisas que deviam ser tão simples como... viver.
Acordar cedo. Espreguiçar, que faz bem às costas, mas não muito que não há tempo e há uma panóplia de coisas para fazer ainda antes de sair de casa. Não esquecer o pequeno-almoço, que é a refeição mais importante do dia, mas também não demorar muito que não há tempo. Hesitar entre os cereais, que fazem o intestino funcionar mas parece que também têm carradas industriais de açúcar, e uma fatia de pão, com doce light, queijo sem lactose, ou manteiga que não é manteiga mas tem sabor a manteiga, que a gordura animal faz mal.
Durante o dia não chega trabalhar. É preciso aproveitar para fazer a lista do supermercado, já que não se deve ir ao supermercado sem lista. E ver as promoções de viagens e de roupa, para ver o que encaixa com as prendas de Natal ou outras que tenhamos que dar ao longo do ano. Beber café para manter os olhos abertos. Mas só um, porque faz bem ao coração, não mais porque faz mal ao sistema nervoso. Fazer todas as tarefas, e bem. Ir a todas as reuniões, estar atenta 100% do tempo, tirar notas e colocar questões pertinentes. No entretanto actualizar o Facebook, o twitter e, quem sabe, ainda escrever qualquer coisa no blog.
Ir para casa, apanhar com o trânsito e sorrir e ser feliz, porque é assim que devemos ser. Chegar a casa e fazer um jantarinho bom, de acordo com a ementa planeada para a semana, com o valor nutricional de cada alimento e com o que cada um comeu ao almoço. Deixar a casa inteiramente arrumada, fazer o almoço para o dia seguinte porque se poupa muito em não almoçar fora, fazer pão e um bolo para as crianças comerem ao pequeno-almoço (com pouco açúcar e sem gorduras polisaturadas). Brincar com os filhos, ver as notícias porque no dia seguinte há que estar a par das temáticas mais importantes, ter tempo para o marido, vontade para o sexo, ler um pouco (do livro técnico, do novo romance da moda, de um livro de auto-ajuda, da revista para sabermos que filmes, músicas, teatros e outros estão na moda), pesquisar umas formações, quem sabe uma pós-graduação, porque as coisas mudam tão rápido, falar ao telefone com a família, garantir que se desejou os parabéns a todos os amigos e conhecidos, fazer a to-do list do dia seguinte e adormecer. Não muito cedo, porque dormir mais de 8h faz mal, mas também não muito tarde para que se durmam as horas mínimas exigidas. Repetir, quantos dias hajam no ano. Como manda a lei, certinho direitinho. Se entretanto nos esquecermos de alguma coisa... Bom... Que não seja de viver."
 em, Tanto Para Contar


Agora que saí de casa verdadeiramente e pela primeira vez realizo-me que há um segundo trabalho para além daquele que tenho como "principal".
Enquanto passo o dia no laboratório a trabalhar, estou na internet a actualizar assuntos de interesse, a pensar no jantar, no que falta do supermercado, nas viagens que posso fazer,nas conferências que devo participar… Chego a casa já bem de noite e exausta e tenho que pensar na roupa do dia seguinte, em dar atenção aos meus companheiros, em fazer o almoço do dia seguinte para levar, em limpar a casa, em tratar da roupa, em falar com a família, em escrever no bloque e actualizar o facebook, …!! Meu deus, e agora que me ponho a pensar sou uma pessoa 10 vezes mais activa e dinâmica aqui do que era quando vivia em Portugal no conformismo da mamã. Sem dúvida estou uma pessoa diferente de há uns meses!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Em contagem decrescente…


E já falta menos de um mês para voltar a colocar os pés na minha tão amada terrinha e no meu país do coração! E a verdade é que nós, Portugueses, em geral só damos valor ao país que temos quando saímos.

É também verdade que em Portugal existem coisas que simplesmente não funcionam bem e podiam funcionar, sistemas pouco organizados, cidades com poucas facilidades, pessoas autoritárias e que só por terem um curso ou algo na vida se consideram melhores que o resto, basicamente há determinadas ligações que falham e só chegando cá fora nos realizamos disso. No entanto, existem tantas outras coisas boas e sementes com uma enorme capacidade de geminarem, crescerem e darem tanto sucesso ao país e que não são aproveitadas nem valorizadas.

Das eleições em Espanha

Pois, parece que ganhou mesmo o Partido Popular e que o partido do Zapatero foi posto do governo para fora com um valente pontapé no rabo!
Ao longo destes últimos dias tive a oportunidade de acompanhar as campanhas dos diferentes partidos políticos espanhóis. E não Senhores, não é a feira e o verdadeiro esbanjar de dinheiro a que estamos habituados a assistir em Portugal. Aqui em Valência, foi uma campanha serena, séria e responsável. Não passaram carros com música a toda a hora nem houve comíssios todos os dias e em todas as esquinas. Aqui, os espanhóis tiveram o silêncio e o espaço suficiente para tomarem uma posição responsável e individual sem que fossem diariamente bombardeados com campanhas dos diversos partidos políticos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Domingo = Ficar em casa !

A minha tarefa de hoje, um Domingo passado em casa com poucas horas de sono depois de fazer uma viagem de mais de 2 horas de autocarro e de chegar de manhã a casa, foi começar a preparar alguns pormenores para o super jantar de Natal de amigos para quando chegar a Portugal em Dezembro.
Então é assim, eu fiquei responsável por elaborar a lista de convidados e desenhar os convites de presença. Estou por saber qual vai ser o resultado de tudo isto :)

Ah e também já limpei arrumei o meu quarto, fiz a cama, passei roupa a ferro e lavei loiça.. estou a ficar mesmo uma adulta e responsável aqui.

Não consigo para de ouvi-la!


Uma música tão bonita, tão portuguesa e numa cidade tão linda e repleta de luz! Que orgulho do meu Portugal...

En la tierra de nuestros hermanos #1

Ontem foi um dia muito bem passado numa cidade a cerca de 200Kms daqui, Benidorm!! Passei umas horas bastante divertidas na Terra Mitica e depois fui para a cidade conhecida como "Nueva York de España". Realmente tem mesmo muitas torres, mas para além disso também só tem praia e noite, muita noite.
Foi um dia comprido, muito divertido e bem passado em boa companhia!



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

València, mi ciudad!




A cidade de Valência é das melhores cidades europeias em que já estive. E apesar de não ser muito "famosa" em Portugal arrisco mesmo a dizer que está ao nível de algumas capitais (para ser uma 3ª cidade de Espanha).

O clima é fantástico, para terem noção estamos em meados de Novembro e eu ainda esta semana andava de top ou quanto muito com um casaco de malha; a língua é acessível e estou a adorar aprendê-la de verdade e a deixar o Portunhol para 2º plano; as pessoas daqui em geral são todas muito simpáticas, bem dispostas e sempre prontas a ajudar; a comida não é assim tão diferente da nossa; Valência tem uma praia linda; é uma cidade toda plana e está muito bem organizada para andar de bicicleta, tendo centenas de postos espalhados por toda a cidade;  tem a área mais moderna que é a Cidade das Artes e das Ciências que é simplesmente formidável; tem um centro histórico muito bonito e repleto de cultura; tem montes de lojas e mais lojas por todo o centro, para não falar da quantidade astronómica de El Corte Inglès que existe por estas bandas.

Enfim… acho mesmo que a única desvantagem é mesmo os horários das refeições dos espanhóis… Tive que me habituar a almoçar às 3h da tarde e a jantar às 10h da noite, mas nada que não se ultrapasse! Bem, e hoje estive numa conferência fora da cidade o dia todo, amanhã logo de manhã para lá volto e por isso estou cansada e vou dormir!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moves Like Jagger


Who cares se eu hoje estou fechada o dia todo a trabalhar num laboratório que nem uma escrava? :p

On repeat mode!!



València

E querem saber por onde me encontro estes dias? Pois é, em València.. 3ª cidade de Espanha e muito mais surpreendente e organizada do que eu pensava antes de vir para cá!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Olá gente..





Pois é durante uns mesitos deixei de escrever aqui por estas bandas Mas adivinhem? I'm back.. E repleta de notícias e novidades para vos contar! Assim só para vos dar um "cheirinho", estou a viver no estrangeiro desde Setembro. Tem sido uma experiência óptima e não podia perder a oportunidade de a partilhar convosco :)